Dicas quentes para economizar na construção civil

Como economizar na construção civil? Uma das principais estratégias administrativas para aumentar o seu lucro é diminuir despesas. Hoje apresentaremos 10 dicas para auxiliá-lo nessa tarefa!

A conjuntura econômica adversa que o país enfrenta há mais de dois anos, com diminuição da oferta de crédito para financiamento e baixa empregabilidade, tirou o poder de consumo. O mercado imobiliário se retraiu e a rentabilidade das construtoras foi reduzida.

Antes de descrevermos alternativas de como economizar na construção civil e maximizar lucros, citaremos as principais causas de perdas financeiras para as construtoras:

Tempo perdido (exemplo: obra parada, falta de matéria-prima no estoque, atraso de entrega);
Processos construtivos ineficientes (exemplo: retrabalho, desperdício oculto de matéria prima);
Dificuldade de adotar ações sustentáveis (exemplo: desperdício de resíduos da construção).
O estudo “Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras”, publicado pela USP, constatou que as obras têm um desperdício médio de 7 a 8%. Estudo do engenheiro Fábio José Alves, lançado pela mesmo instituição, constatou 30% de perdas financeiras com materiais em uma obra específica.

Em Gestão Empresarial, tem-se como conceito que uma empresa deve trabalhar no mínimo com margem de lucro de 10%. Isto significa que, se você identificar e evitar desperdício de 10% na sua obra, terá um acréscimo de 100% no seu lucro.

Você pode ter perda de receita desde a administração do seu negócio até o processo construtivo no canteiro de obra.

Organizamos, com base em nossas publicações, estratégias e métodos para você aumentar sua rentabilidade e sistematizamos em 10 dicas como economizar na construção civil.

Veja:

1 – Planejamento
Um planejamento preciso e eficiente evita perda de materiais, perda de recursos financeiros e de mão de obra. Você pode considerar que,  na construção civil, o planejamento é tão importante quanto a execução.

Com planejamento, é possível acompanhar o desenvolvimento do projeto e prever ações que podem garantir preço, prazo e qualidade.

É no planejamento que você verifica se a sua empresa tem dinheiro de caixa suficiente para cobrir custos operacionais. Depois, é hora de avaliar se o projeto trará lucros ou não para a sua construtora. Faça um estudo de viabilidade e levante as seguintes informações:

        Equipamentos e ferramentas a serem utilizados;
        Custo para execução da fundação;
        Custos e orçamentos para preparação do terreno;
        Custos de terceirização e/ou contratação de mão de obra;
        Prazos para cada etapa da obra;
        Taxa de remuneração da construtora;
        Custos dos projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários, prevenção de incêndio, ambientais, entre outros;
        Custos da regularização e licenciamento de obra;
        Possibilidades de financiamento e condições de pagamento;
        Cálculo de orçamento de obra;
        Cronograma de obra organizado;
        Cálculo de Retorno sobre Investimento (ROI);
        Cálculo de BDI;
        Planejamento de vendas.
2 – Evitar a obra parada
Quando se fala de perda de tempo em uma construção, a primeira coisa que vem à cabeça é a obra parada e, consequentemente, mão de obra parada, não é mesmo?

Quase sempre o problema da obra parada está relacionado a erros de planejamento, que resultam em uma gestão deficiente e geram perda de receita.

Mão de obra parada é resultado da falta de material, que é gerada por um orçamento defasado, alteração de projeto e falha no processo de compras. A causa também pode ser a má utilização do material da construção.

Se a quantidade requerida não seguir o previsto no orçamento, acarretará material não utilizado, que pode depreciar ou virar entulho. Por outro lado, se a quantidade for inferior ao necessário, uma segunda compra para pequena quantidade pode resultar em preço unitário mais caro.

Para economizar na construção civil, você tem que pensar no estoque. Um estoque cheio significa comprometimento de dinheiro antes do necessário, o que pode afetar outros pagamentos ou aplicações.

Dicas para amenizar as perdas com materiais:

Prepare-se para dias de chuva e tenha sempre um plano de ações em locais cobertos. Se a obra for totalmente exposta, considere uma margem de erro no tempo previsto em caso de chuva;
Garanta que os materiais e equipamentos sejam transportados corretamente pelo canteiro e evite deslocamento de material em longos trajetos;
Programe as compras necessárias para toda a obra;
Lembre-se de que comprar tudo de uma vez pode reduzir o custo de compra, mas a compra em etapas pode reduzir o desperdício com mudanças de projeto;
Busque melhorar a gestão de compras por meio de um sistema de gestão;
Integre o controle de estoque ao planejamento de atividades;
Clientes insatisfeitos também afetam muito o caixa da empresa.

Atraso e má qualidade da obra resultam na depreciação da marca, e por consequência, todos os seus imóveis serão taxados com base nesse problema.

Como dizem os profissionais de marketing, o custo de 1 cliente insatisfeito pode afastar até 20 possíveis clientes.

O custo de reter um cliente pode ser muito menor do que o de conquistar um novo.

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